terça-feira, 6 de março de 2012

Guilherme assina convênio com a caixa para pavimentação

ASFALTO PARA TODOS


Prefeitura assina contrato com a Caixa para obras do PAC II


Na tarde dessa segunda-feira, 5, a Prefeitura de Vitória da Conquista assinou, com  a Caixa Econômica Federal/CEF, três contratos de financiamento do Programa de Aceleração do Crescimento/PAC II. Serão destinados recursos de mais de R$ 27 milhões, que serão utilizados para pavimentar os bairros Zabelê, Bateias, Morada Real e Loteamento Vila América.

O PAC II é um programa do Governo Federal que destina recursos aos municípios, para que sejam realizadas ações nas áreas social e urbana, além de construída e melhorada a infraestrutura logística e energética para sustentar o crescimento do país.

Na ocasião, o secretário municipal de Transparência, Mizael Bispo, falou sobre o empenho da Administração Municipal em firmar o contrato. “Esse contrato que estamos assinando hoje é fruto de um trabalho entre a Caixa Econômica Federal e a Prefeitura Municipal há mais de dois anos, ou seja, não é um contrato que nasceu agora, surgiu em 2010”, afirmou.

O gerente regional da Caixa Econômica Federal, Claudeir Pereira, falou sobre o compromisso da Caixa em promover o bem-estar do cidadão. “A Caixa, enquanto empresa pública federal, tem a missão  de promover a redução da desigualdade, o resgate da cidadania, da dignidade da pessoa humana”. Ainda em sua fala, o gerente parabenizou a Administração Municipal pela competência e compromisso em suas ações. “O Governo Municipal está de parabéns pela sua gestão, pela seriedade nos processos, pelos cumprimentos dos contratos com o Governo Federal, pelo atendimento da Lei de Responsabilidade Fiscal. E isso tudo vai fazer com que as famílias, quase 30 mil pessoas, tenham uma qualidade de vida melhor, uma saúde melhor".

O superintendente regional da Caixa Econômica Federal, José Ronaldo Cunha, falou que poucos municípios tiveram êxito ao requerer esse financiamento. “Infelizmente poucos municípios brasileiros
 conseguem este recurso. Porque as questões legais são muito longas e infelizmente poucos são aqueles que conseguem chegar nessa etapa final que Vitória da Conquista chegou. Conquista foi o único município da nossa região que conseguiu. Eu quero parabenizar a gestão por esse sucesso, porque não é de agora. Eu lembro que, há 15  anos, quando esta Administração assumiu a gestão do município, nós já percebíamos, sabíamos e ouvíamos falar do tipo de gestão, de seriedade, de confiança, de transparência. É muito importante e fica fácil a gente trabalhar com municípios que têm este compromisso.”

O prefeito Guilherme Menezes lembrou que  "hoje, Vitória da Conquista está entre os poucos municípios brasileiros que elaboram projetos e os projetos são aprovados. Neste momento, vamos assinar um contrato de financiamento superior a 27 milhões de reais. Não é um repasse sem retorno. O município primeiro precisou se tornar adimplente, ter crédito, ser respeitado”. Ainda em sua fala, o prefeito falou sobre a Participativo: “Hoje é a população de Conquista que escolhe onde serão investidos esses valores, através do Orçamento Participativo. Desde 1997, a Gestão Municipal escuta as demandas da comunidade. A cada ano mais firme e com maior participação”.

O presidente da Câmara de Vereadores, Fernando Vasconcelos, falou sobre a parceria da Câmara com o Poder Executivo Municipal. “A transformação que estamos vivendo não é por acaso, é fruto de um trabalho sério, construído com muitas mãos. uma parceria entre Poder Legislativo e Executivo. Temos orgulho em falar que aqui, em Vitória da Conquista, o trabalho é feito em conjunto, em prol da população.”

As obras vão beneficiar mais de 39 mil pessoas. Para a representante da Associação de Moradores do Loteamento Vila América, Rosilene Santana, “é muito importante essa pavimentação. Além de melhorar a infraestrutura do bairro, vai melhorar a saúde da população, que sofria com problemas respiratórios em decorrência da poeira". Edwaldo Santos, representante dos moradores do Bairro Terras do Remanso, comemorou a notícia. “Isso representa uma grande vitória para os moradores do nosso bairro. Estávamos precisando, o bairro tinha bastante poeira. Queria agradecer a todos da Administração Municipal”.

A cerimônia contou com a participação de todo o secretariado, de coordenadores e gerentes da Administração  municipal e também dos vereadores Beto Gonçalves, Gilzete Moreira, Alexandre Pereira, Joel Fernandes, Luciano Gomes, Hudson Castro, Ademir Abreu e Gildásio Silveira.