terça-feira, 14 de junho de 2011

CAMPANHA DE VACINA

Começou nesta segunda-feira, 13, a Campanha de Vacinação contra a  poliomielite e o sarampo. Crianças menores de cinco anos de idade devem ser vacinadas contra a pólio. Já a dose contra o sarampo é destinada a crianças de um ano até seis 11 meses e 29 dias. A meta da Secretaria de Saúde é vacinar 95% das 29 mil crianças nessa faixa etária do Município.

O Dia D da campanha será em 18 de junho, com postos em vários pontos da cidade. “Além das vacinas contra a paralisia infantil e o sarampo, os pais devem aproveitar a oportunidade para atualizar o Cartão de Vacinação das crianças”, disse a coordenadora de Imunização da Prefeitura, Fabiana Cavalcante.

Paralisia Infantil - A poliomielite, mais conhecida como paralisia infantil, é uma doença infecto-contagiosa causada por vírus. Apresenta sintomas como: instalação súbita da deficiência motora, acompanhada de febre; assimetria, comprometendo a musculatura dos membros e flacidez muscular; diminuição ou abolição de reflexos de alguns membros, geralmente os inferiores. Não existe tratamento específico para a poliomelite. A vacina é considerada a única medida eficiente de combate à doença.

Sarampo - O sarampo é uma doença infectocontagiosa provocada pelo Morbili vírus e transmitida por secreções das vias respiratórias como gotículas eliminadas pelo espirro ou pela tosse. É uma doença potencialmente grave que em gestantes pode provocar aborto ou parto prematuro. Além das manchas avermelhadas na pele, são sintomas do sarampo: febre, tosse, mal-estar, conjuntivite, coriza, perda do apetite e manchas brancas na parte interna das bochechas. Otite, pneumonia e encefalite são complicações graves da doença.
VAMOS A LUTA!!!!!